O que constitui um board eficaz? Os melhores boards são organizados de forma consciente de acordo com competências, estilos de liderança e diversidade de pensamento e experiência. Neste sentido, a busca é por profissionais que compreendam as necessidades de liderança das organizações e que consigam trazer expertise, conhecimento e experiência prévia de que estas necessitam agora e que perspetivam poder ser relevantes no futuro.
Para muitos boards, este processo tem início com uma matriz, enquanto inventário de expetativas, competências e caraterísticas de liderança necessárias, e através do qual podem ser detetadas falhas face à composição atual desta entidade. Este inventário inclui conduzir uma discussão aprofundada acerca da diversidade presente no board e se esta realidade é comunicada à comunidade exterior, enquanto parte da natureza da organização e dos seus valores. Neste contexto, torna-se necessário ter em atenção que a utilização de uma abordagem deste tipo deve ser convenientemente avaliada. Não podemos reduzir um Candidato a um perfil demográfico e os boards têm de considerar perfis de liderança multifacetados que valorizem a diversidade num contexto complexo e exigente.
Os primeiros passos num processo de recrutamento devem envolver um momento de reflexão. Os boards devem rever as suas competências à luz dos objetivos estratégicos da organização, avaliar as suas forças e metas e endereçar potenciais elementos menos conseguidos que possam ser potenciados no futuro.
in: newsletter maio 2017 Boyden Portugal